segunda-feira, 18 de junho de 2012

MMA




   Introdução

O MMA significa Mixed Martial Arts, ou em português, quer dizer artes marcial mistas, também conhecido como vale-tudo, são artes que incluem golpes de lutas em pé e técnicas de lutas no chão.No MMA não é preciso seguir um estilo específico de luta, o praticante pode utilizar  qualquer modalidade,(boxe, jiu-jitsu, Karatê, judô, muay thai).  São poucos os estudos na literatura que desenvolvem sobre atletas de MMA, estudos que procuram aprofundar o conhecimento sobre tal esporte, auxiliar os técnicos em melhorar o desempenho de seus atletas, e evitar também, possíveis erros na periodização e lesões durante os treinamentos. O objetivo desta pesquisa é aprofundar um pouco sobre o nascimento do esporte MMA, sua evolução, suas regras e confrontar alguns artigos.

Histórico.

Em 648 a.C. ocorreram os primeiros eventos que marcaram a origem do MMA na Grécia. Eles criaram o Pankration, combinação de duas palavras que significam: Pan: vários; e kration: força. Era um esporte que misturava boxe com wrestling, e foi o primeiro registro de algo parecido com o MMA. Seu declínio ocorreu com ascensão do Império Romano, e o boxe e o wrestling permaneceu por serem mais difundidos. (FRANÇA, 2011).Em 1925, uma família de brasileiros, trouxe ao cenário mundial, um combate com misturas de diferentes artes marciais. O precursor Carlos Gracie lutador de judô ensinou os irmãos e aos poucos foi adaptando as regras aos golpes, criando jiu-jitsu brasileiro. Carlos abriu uma academia, e inventou a “Grace Challenge”, onde ele desafiava os lutadores a promoverem seus métodos de vencer não importava qual arte marcial praticasse. Então os combates ficaram conhecidos como Vale – Tudo. (PINHEIRO, 2010)Desde então grandes eventos começaram a ser organizados, o primeiro UFC ( Ultimate Fighting Championship) foi realizado em 1993 e vendeu 86 mil cotas de per-pay- view. Os primeiros eventos da UFC não tinham muitas regras, como por exemplo, a divisão de peso, a luta ocorria numa gaiola, então o esporte foi evoluindo e atualmente é sem duvida uma das maiores modalidades de luta. (FRANÇA, 2011)O Mixed Martial Arts, ou como é conhecido MMA, é hoje o esporte que mais cresce no mundo. É absolutamente espantosa a forma meteórica através da qual se deu o crescimento do esporte. A maior organização de MMA do planeta, o Ultimate Fighting Championship (UFC), é avaliada em mais de 1 bilhão de dólares. (PINHEIRO, 2010)

REGRAS UNIFICADAS DE CONDUTAS DO MMA

- Rounds.

Cada round deve ter cinco minutos de duração, com um minuto de intervalo para descanso entre eles. Lutas por títulos podem ser sancionadas para cinco rounds, mas lutas comuns não devem exceder o total de três rounds.

- Trajes.

 Shorts adequado luvas leves (de 4 a 6 onças),protetor bucal durante as lutas,protetor genital (coquilha), Já as lutadoras são proibidas de usar protetores genitais e devem usar protetor de seios.

- Arbitragem e julgamento

- O arbitro e o médico são os únicos que podem intervir na luta.

- O sistema de 10 pontos por round deve ser adotado em todas as lutas. Três juízes marcam o placar em cada round, quando o vencedor daquele round leva 10 pontos e o perdedor, 9 ou menos. Caso um juiz considere que um round terminou empatado (nenhum lutador claramente obteve vantagem), deve atribuir 10 pontos para cada lutador.

ADVERTÊNCIAS.

Segurar ou se pendurar nas cordas ou grades - Segurar as luvas ou shorts do oponente - Presença de mais de um cornermen no perímetro da área de lutaSão consideradas faltas no MMA:- Dar cabeçada no adversário - Colocar o dedo no olho do adversário - Morder ou cuspir no adversário - Puxar os cabelos do adversário - Agarrar o adversário pela boca - Atacar a região genital do oponente  Tipos de resultados de uma lutaSubmissão: Quando indica com a mão que não quer mais lutar.Desistência verbal: quando um lutador anuncia verbalmente que não deseja mais continuar

- Pesagem e Categoria dos Pesos 

As pesagens devem obedecer aos critérios definidos pela NJAC para os boxeadores profissionais e só poderam lutar os licenciados pelo NJAC.Peso mosca (flyweight), abaixo de 57kg (125,9 libras) Peso galo (bantamweight), entre 57,1kg (126lbs) até 61,1kg (134,9lbs) Peso pena (featherweight), entre 61,2kg (135lbs) até 65,7kg (144,9lbs) Peso leve (lightweight), entre 65,8kg (145lbs) até 70,2kg (154,9lbs) Peso meio-médio (welterweight), entre 70,3kg (155lbs) até 77kg (169,9lbs) Peso médio (middleweight), entre 77,1kg (170lbs) até 83,7kg (184,9lbs) Peso meio-pesado (light heavyweight), entre 84kg (185lbs) até 92,9kg (204,9lbs) Peso pesado (heavyweight), entre 93kg (205lbs) até 120,1kg (264,9lbs) Peso superpesado (super heavyweight), acima de 120,2kg (265lbs)

Estudos voltados ao MMA.

Segundo Bledsoe, et. al. 2006, forão realizados 171 combates de MMA envolvendo 220 lutadores diferentes. Houve um total de 96 lesões em 78 lutadores. Das 171 partidas travadas, 69 (40,3%) terminaram com pelo menos um lutador ferido. As lesões mais comuns foram laceração facial com 47,9% de todas as lesões, seguido por lesão na mão (13,5%), lesão nariz (10,4%), e olhos (8,3%). Tudo isso com lutas por categoria de peso e idade também.No começo o MMA era promovido como um esporte brutal, por essas e outras foi criado uma regulamentação para o esporte. Os lutadores são agora proibidos de dar cabeçadas, uso do cotovelo ou joelho em um adversário que esteja no chão, desferir qualquer tipo de soco na garganta, na coluna vertebral e na nuca. São divididos em categorias de peso, e é permitido apenas uma luta por noite (BLEDSOE, et. al. 2006).O estudo de Buse (2006), avaliou onze homens lutadores de MMA com idade média de 25 anos com dois anos de experiência em combate competitivo a nível regional e que treinavam no mínimo duas vezes por semana. O estudo avaliou medidas antropométricas, composição corporal, força de preensão, sentar e alcançar, salto vertical, 1RM de agachamento e um teste de VO²máx.Os resultados foram comparados com outros estudos, e mostraram que lutadores de MMA tiveram percentual de gordura semelhante ao de judocas, porém maiores que de lutadores de Kung Fu. O VO²Máx foi maior que dos judocas, mas menor que de lutadores de kickboxers. Os lutadores de MMA se mostraram menos flexíveis do que atletas de kung fu, mas tão flexíveis como lutadores de qualquer outra modalidade. O salto vertical foi mais positivo do que do kung fu. E os atletas de kickboxers tiveram maior força de preensão do que lutadores de MMA.O estudo mostrou quanto é importante os teste de aptidão física, tendo o treinador parâmetros avaliativos para prescrição de treinamento com relação a sua capacidade física, para ai sim, planejar periodização, rotinas de treinos, exercícios de fortalecimento para beneficiar os atletas praticantes, pois, força, potência e resistência de competência técnica são características físicas necessárias para ser um lutador de sucesso do MMA. (BUSE, 2006).

CONCLUSÃO.

 O MMA é atualmente nomeado como UFC, mais antigamente se conhecia por VALE-TUDO. Esse esporte envolve várias modalidades de artes marciais e exigi um treinamento contínuo e eficaz, pois nele é utilizada muita técnica, força e resistência. É de extrema importancia que o atleta realize avaliações físicas  com frequencia para que seja possível amenizar pontos negativos que são descobertos atráves deste teste, podendo assim ter resultados positivos e eficazes em competições. Sugeriamos que mais estudos sobre o assunto sejam realizados pois se trata de um esporte de muito contato e que depende muito desses testes.


REFERÊNCIAS

    BLEDSOE H. G., HSU B. G., GRABOWSKI G. J., BRILL D. J. E LI G. Incidence of Injury in Professional Mixed Martial Arts Competitions, Journal of Sports Science and Medicine,2006. Disponivel em: http://www.jssm.org/combat/1/18/v5combat-18.pdf Acesso: 02/06/2012  
      BUSE, G. J.; No holds barred sport fighting: a 10 year review of mixed
martial arts competition. Br J Sports Med 2006;40:169–172. doi:            10.1136/bjsm.2005.021295
  FRANÇA, Ana. Como funciona o MMA (Mixed Martial Arts). 2010 Disponível em: http://esporte.hsw.uol.com.br/mma1.htm. Acesso em: 03/06/2012.
  PINHEIRO, Guilherme. Breve História do MMA (Mixed Martial Arts) Disponível em: http://papodehomem.com.br/breve-historia-do-mma-mixed-martial-arts/ Acesso em 03/06/2012.
     REGRAS Unificadas de Conduta do MMA Disponível em: http://www.mma
1
ENTREVISTA COM O LUTADOR VAGNER JOSÉ TIBURCIO















Nenhum comentário:

Postar um comentário