domingo, 18 de março de 2012

Jogos de Oposição
Os Jogos de Oposição também conhecidos como Jogos de Luta ou Jogos de Combate, têm como identidade as mesmas características dos esportes de combate praticados desde o início das civilizações (OLIVEIRA e DOS SANTOS, 2006; SOUZA JUNIOR e DOS SANTOS, 2010). Caracterizam-se como uma atividade de confrontação que acontece entre duplas, trios ou até mesmo em grupos. Seus objetivos são vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeito às regras e acima de tudo assegurar a segurança do colega durante as atividades (SOUZA JUNIOR e DOS SANTOS, 2010).
     Com os jogos de oposição no dia-a-dia das crianças, elas estarão tendo vários estímulos, desde o cognitivo, sócio afetivo e motor.
·         Recursos motores: assegurar um bom desenvolvimento da postura e base, controle do equilíbrio, coordenação dos movimentos, tirar, empurrar, apreender, levar, tocar, arrastar, evitar, levantar, imobilizar, voltar.
·         Cognitivos: elaborar estratégias, construir e apropriar-se das regras de funcionamento, avaliar, decidir, observar, reconhecer, comparar.
·         Sócio afetivo: dominar as suas emoções, canalizar a sua agressividade, respeitar as regras, aceitar a derrota, respeitar o outro.
1. Ordem Física - agir sobre o outro, velocidade de organização perceptiva e de decisão; conservar seu próprio equilíbrio jogando contra o desequilíbrio do outro; velocidade de ação; resistência, resistência a força. Conhecimentos motores: esquivar, desequilibrar, apreender a imobilizar, cair, opor, libertar-se, dominar seus apoios, e as suas deslocações, ganhar em velocidade de execução, apropriar-se de um espaço, de um objeto, aceitar o contato agindo sobre o corpo do outro, dominando suas pegadas;
2. Ordem Cognitiva: escolher estratégias para ser eficaz em condições de pressão temporal, elaborar estratégias adaptativas; e
3. Conhecimentos Metodológicos: adaptar as regras de ação, agir com uma estratégia de ação individual e coletiva, cooperar para agir. Analisar, avaliar, organizar as suas ações e as dos outros. • Recursos motores: assegurar um bom desenvolvimento da postura e base, controle do equilíbrio, coordenação dos movimentos, tirar, empurrar, apreender, levar, tocar, arrastar, evitar, levantar, imobilizar, voltar.


AÇÕES MOTORAS:

Ataque                                                       Defesa

->AGARRAR                                       -> LIVRAR
->RETER                                             -> RESISTIR
->IMOBILIZAR                                    -> ESQUIVAR
->DESEQUILIBRAR
->TOCAR


Classificação dos Jogos de Oposição

Jogos de rapidez e atenção: Evitar contato com o adversário deslocando-se  e esquivando-se rapidamente, estar sempre atento, reagir e sempre respeitar as regras. Exemplo de atividade:

1- Jogo da Aranha: O professor escolhe um aluno para ser a aranha e dentro do tatame ele deverá andar em quatro apoios (mãos e pés), e terá que pegar seus colegas, se torna aranha o colega que for pego, e assim continuará até restar o último colega.
Ataque: Tocar
Defesa: Esquivar
Distancia: Curta e longa


2- Saci: Mesma dinâmica do jogo da aranha, a variação: Para pegar o pegador deverá ficar em uma perna só.
Ataque: Tocar.
Defesa: Esquivar.
Distância: Curta e longa.


Jogos para desequilibrar: Desequilibrar o adversário, empurrar, puxar, deslocar sempre mudando a estratégia. 

1-Sumô Zinho: Em duplas de frente um para o outro, os alunos devem encostar ombro com ombro e ao sinal do professor tentar empurrar um ao outro fazendo com que o seu adversário ultrapasse o espaço demarcado no chão.
Ataque:Desequilibrar e tocar
Defesa: Resistir.
Distância: Curta.


Variações: Segurar no pulso, mão com mão e segurar na cintura e puxar a perna.



2-Briga de Galo 

Ainda em duplas, de frente um para o outro, em posição de cócoras os alunos devem tocar-se um ao outro fazendo com que o seu adversário se desequilibre e caia.
Ataque: Tocar e desequilibrar.
Defesa: Resistir.
Distância: Curta.
3-Jacaré 

Permanecendo em dupla um de frente um para o outro, em posição de flexão os alunos devem tentar puxar o braço de apoio um do outro fazendo com que o seu adversário se desequilibre e caia.
Ataque: Agarrar e desequilibrar.
Defesa: Resistir.
Distância: Curta.



4- Bicicletinha 

Novamente em duplas e de frente um para o outro, em posição de abdominal os alunos devem apoiar os pés um no outro e ao sinal impulsionar fazendo com que o seu adversário se desequilibre.
Ataque: Reter
Defesa: Resistir.
Distância: Média.


5-Força abdominal
Permanecendo em duplas um de frente pro outro, os dois deitam-se de costas, em posição de abdominal com as pernas estendidas devem encostar as solas dos pés, e deixar o corpo levemente elevado em 45º, sem o contato das costas ao solo. Os alunos devem tentar fazer com que seu adversário encoste ao solo. Variação de 90º.
Ataque: Tocar e desequilibrar. 
Defesa: Resistir.
Distância: Média

 
6-Segura perna

Em duplas, de frente um para o outro, os alunos devem segurar uma das pernas um do outro fazendo com que o seu adversário se desequilibre e caia.
Ataque: Desequilibrar e agarrar.
Defesa: Resistir.
Distância: Média

Conquista de Objetos/Território:Esses jogos aproximam os adversários, mas as principais ações de oposição são feitas em direção ao objeto a serem conquistados. Os papeis de atacantes e de defensor são separados. As funções de ataque de defesa podem ser hora alternativos, ou simultâneos.
 
1- Pique bola: Divididos em duas equipes os alunos só podem ficar abaixados, não podem ficar em pé,cada equipe terá uma bola em seu final de território, e as  mesmas devem tentar atravessar o campo adversário com o objetivo de conquistar território e tentar trazer a bola do final do campo adversário até o seu próprio campo. 
Ataque: Agarrar, imobilizar e desequilibrar 
Defesa: Livrar e esquivar
Distância: Longa




Reter e Imobilizar:
Necessitam o corpo a corpo. São, ao mesmo tempo, jogos para resistir e para livrar-se. Existem horas combinadas e horas separados.
 
1-Garagem: Duplas,um dos alunos fica em posição de decúbito dorsal e o outro deve sentar-se em cima do abdômen com o objetivo de imobilizar o companheiro.
Ataque: Agarrar e imobilizar.
Defesa: Livrar e esquivar.
Distância: Curta.


2-Mochilinha: Em duplas, um dos alunos fica em posição de quatro apoios e o outro deve sentar-se em cima da região lombar com o objetivo de imobilizar o companheiro.
Ataque: Agarrar e imobilizar.
Defesa: Livrar e esquivar.
Distância: Curta.


Combate: É completo, deve-se haver combinações de todas as ações de defesa e ataque em um combate.

1-Chutes e Socos: A turma toda se espalha pela sala, em cima do tatame,e ao comando da professora devem executar socos, chutes ou toques em determinadas regiões do corpo dos colegas. ( Sem acertar forte, apenas executar o movimento.Depois eseparados em duplas executam a mesma atividade.
Ataque: Agarrar, imobilizar, tocar, reter e desequilibrar 
Defesa: Livrar, esquivar e resistir. 
Distância: Curta e longa.










Nenhum comentário:

Postar um comentário