No
cenário da educação física, as lutas contribuem com a sua tradição, cultura,
rituais, disciplinas e aspectos ligados ao corpo (GOMES et. al., 2010). As
lutas se diferenciam ou se aproximam nas suas classificações, pelos tipos
de contato entre os oponentes, distância
entre eles, ações motoras e tipo de meta no enfrentamento.(GOMES et. al.,
2010). A luta, com o decorrer dos séculos, já foi reconhecida desde uma
preparação para a guerra até como uma prática religiosa.
Para Espartero (1999) apud Gomes et al (2010), as
lutas podem ser definidas como “Esporte de luta com agarre”, que o agarre seria
o objetivo da modalidade como a derrubada, as projeções e o controle no solo
onde o objetivo final é projetar o oponente ao solo, ou dar continuidade à luta
no solo depois da projeção. “Esporte de lutas com golpes”, que é subdividida
pelos tipos de golpes: com os punhos, com as pernas, mãos. E “ Esporte de luta
com implementos”, que pode ser definida como a luta que faz a utilização de
implementos, como uma espada.
Os
princípios condicionais regem as lutas, e de acordo com GOMES et al, 2010 são
eles contato proposital, fusão ataque/defesa, imprevisibilidade, oponente(s)
/alvo(s), regras. Contato proposital pode ocorrer através das mãos, punhos,
braços, pernas. Esse princípio diz que tem que haver o contato para que a luta
prossiga. Fusão ataque/defesa refere-se ao princípio que diz que para todo
ataque tem que haver uma defesa, e que para que se tenha a luta o ataque e
defesa tem que estar presentes. Podendo muitas vezes utilizar das duas ao mesmo
tempo. Imprevisibilidade trata-se da forma que os lutadores vão reagir aos
golpes sofridos, não há como saber de que forma o adversário vai atacar, assim
como ele não tem como sabe que se forma o oponente irá se defender.
Oponente/alvo é aquele que irá atacar e defender, aquele que deverá ser
vencido. E por fim as regras existem para validar as lutas, e elas têm que ser
seguidas para que se ocorra os embates. Nelas há tudo o que é permitido e tudo
o que é proibido.
Segundo
(ESPATERO,1999 apud DEL’VECCHIO e FRANCHINI,2006),a luta constitui-se como uma
das mais antigas manifestações da cultura humana, sendo mundialmente difundida
e apresentando, em cada região, diferentes práticas e concepções. Desde a
origem da humanidade o homem lutou, criou armas e criou estratégias de lutas.
De
acordo com Nakamoto et al.(2004 apud DEL’VECCHIO e FRANCHINI,2006), luta é
quando dois adversários se enfrentam e o objetivo desse jogo é acertar o alvo.
Combinando força, equilíbrio e a coordenação motora.
Segundo
Del’vecchio e Franchini (2006), antigamente a luta tinha caráter bélico que com
o tempo isso foi modificando-se e como as técnicas de lutas integram parte do
patrimônio cultural de diversos povos passaram a fazer parte dos processos
educacionais. Com a grande influência de várias modalidades de lutas em
Olimpíadas como: Judô, boxe, luta, taekwondo, esgrima e como é componente das
relações corporais dos homens tem em vista a abrangência da disseminação e tem
objetivo em ser o estudo da Educação Física e preparar profissionais.
A
incorporação da disciplina de Lutas-Artes Marciais no currículo de Educação
Física, deve abordar disciplina além de trabalhar com combate a violência e com
variados tipos de lutas. Tanto no âmbito escolar, em academias, e no esporte
entre si, juntamente na grade curricular dos acadêmicos de Licenciatura de
Educação Física onde trata-se de expressões do corpo e parte cultura incluídas
no âmbito escolar, e no Bacharelado com intuito de ensinar desde conceitos até
as suas variadas modalidades dentro da luta suas características individuais de
cada tipo, ações motoras, espaços físicos (Del’vecchio e Franchini,2006).
A
inserção da disciplina lutas na educação física escolar segundo os autores (Del’vecchio
e Franchini,2006) vem apresentar positivamente para a educação, envolvendo a
parte cultural e motora, mas a formação de profissionais é precária, portanto
deve-se ter mais valorização na formação de acadêmicos dos profissionais
Educadores Físicos contendo conteúdos mínimos, como, origens e desenvolvimentos
das lutas, artes marciais e esportes de combate; classificações e
caracterizações quanto ás denominações, sistemas de combate, vestimentas,
temporalidade, ações motoras e princípios operacionais; progressões pedagógicas no âmbito escolar; relações entre sistema CREF-CONFEF e profissionais não formados; especificidades e lesões desportivas e profilaxias; treinamento desportivo aplicado. Além de as lutas, artes marciais e esportes de combate podem ser temas de abordagem a cultura e temais transversais como violência e prática corporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário