terça-feira, 6 de março de 2012

 E ai galera, ai vai dois artigos super interessantes para darem uma olhada. Se gostarem vão achar eles na integra clicando nos Títulos.


    No cenário da educação física, as lutas contribuem com a sua tradição, cultura, rituais, disciplinas e aspectos ligados ao corpo (GOMES et. al., 2010). As lutas se diferenciam ou se aproximam nas suas classificações, pelos tipos de  contato entre os oponentes, distância entre eles, ações motoras e tipo de meta no enfrentamento.(GOMES et. al., 2010). A luta, com o decorrer dos séculos, já foi reconhecida desde uma preparação para a guerra até como uma prática religiosa.
Para Espartero (1999) apud Gomes et al (2010), as lutas podem ser definidas como “Esporte de luta com agarre”, que o agarre seria o objetivo da modalidade como a derrubada, as projeções e o controle no solo onde o objetivo final é projetar o oponente ao solo, ou dar continuidade à luta no solo depois da projeção. “Esporte de lutas com golpes”, que é subdividida pelos tipos de golpes: com os punhos, com as pernas, mãos. E “ Esporte de luta com implementos”, que pode ser definida como a luta que faz a utilização de implementos, como uma espada.
  Os princípios condicionais regem as lutas, e de acordo com GOMES et al, 2010 são eles contato proposital, fusão ataque/defesa, imprevisibilidade, oponente(s) /alvo(s), regras. Contato proposital pode ocorrer através das mãos, punhos, braços, pernas. Esse princípio diz que tem que haver o contato para que a luta prossiga. Fusão ataque/defesa refere-se ao princípio que diz que para todo ataque tem que haver uma defesa, e que para que se tenha a luta o ataque e defesa tem que estar presentes. Podendo muitas vezes utilizar das duas ao mesmo tempo. Imprevisibilidade trata-se da forma que os lutadores vão reagir aos golpes sofridos, não há como saber de que forma o adversário vai atacar, assim como ele não tem como sabe que se forma o oponente irá se defender. Oponente/alvo é aquele que irá atacar e defender, aquele que deverá ser vencido. E por fim as regras existem para validar as lutas, e elas têm que ser seguidas para que se ocorra os embates. Nelas há tudo o que é permitido e tudo o que é proibido.


Segundo (ESPATERO,1999 apud DEL’VECCHIO e FRANCHINI,2006),a luta constitui-se como uma das mais antigas manifestações da cultura humana, sendo mundialmente difundida e apresentando, em cada região, diferentes práticas e concepções. Desde a origem da humanidade o homem lutou, criou armas e criou estratégias de lutas.
De acordo com Nakamoto et al.(2004 apud DEL’VECCHIO e FRANCHINI,2006), luta é quando dois adversários se enfrentam e o objetivo desse jogo é acertar o alvo. Combinando força, equilíbrio e a coordenação motora.
Segundo Del’vecchio e Franchini (2006), antigamente a luta tinha caráter bélico que com o tempo isso foi modificando-se e como as técnicas de lutas integram parte do patrimônio cultural de diversos povos passaram a fazer parte dos processos educacionais. Com a grande influência de várias modalidades de lutas em Olimpíadas como: Judô, boxe, luta, taekwondo, esgrima e como é componente das relações corporais dos homens tem em vista a abrangência da disseminação e tem objetivo em ser o estudo da Educação Física e preparar profissionais.
A incorporação da disciplina de Lutas-Artes Marciais no currículo de Educação Física, deve abordar disciplina além de trabalhar com combate a violência e com variados tipos de lutas. Tanto no âmbito escolar, em academias, e no esporte entre si, juntamente na grade curricular dos acadêmicos de Licenciatura de Educação Física onde trata-se de expressões do corpo e parte cultura incluídas no âmbito escolar, e no Bacharelado com intuito de ensinar desde conceitos até as suas variadas modalidades dentro da luta suas características individuais de cada tipo, ações motoras, espaços físicos (Del’vecchio e Franchini,2006).
A inserção da disciplina lutas na educação física escolar segundo os autores (Del’vecchio e Franchini,2006) vem apresentar positivamente para a educação, envolvendo a parte cultural e motora, mas a formação de profissionais é precária, portanto deve-se ter mais valorização na formação de acadêmicos dos profissionais Educadores Físicos contendo conteúdos mínimos, como, origens e desenvolvimentos das lutas, artes marciais e esportes de combate; classificações e caracterizações quanto ás denominações, sistemas de combate, vestimentas, temporalidade, ações motoras e princípios operacionais; progressões pedagógicas no âmbito escolar; relações entre sistema CREF-CONFEF e profissionais não formados; especificidades e lesões desportivas e profilaxias; treinamento desportivo aplicado. Além de as lutas, artes marciais e esportes de combate podem ser temas de abordagem a cultura e temais transversais como violência e prática corporal.

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