segunda-feira, 26 de março de 2012

Maria Portela é prata.


  
Judoca brasileira não resiste a força da adversária eslovena e perde na final do Grand Prix de Dusseldorf. 

domingo, 18 de março de 2012

Jogos de Oposição
Os Jogos de Oposição também conhecidos como Jogos de Luta ou Jogos de Combate, têm como identidade as mesmas características dos esportes de combate praticados desde o início das civilizações (OLIVEIRA e DOS SANTOS, 2006; SOUZA JUNIOR e DOS SANTOS, 2010). Caracterizam-se como uma atividade de confrontação que acontece entre duplas, trios ou até mesmo em grupos. Seus objetivos são vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeito às regras e acima de tudo assegurar a segurança do colega durante as atividades (SOUZA JUNIOR e DOS SANTOS, 2010).
     Com os jogos de oposição no dia-a-dia das crianças, elas estarão tendo vários estímulos, desde o cognitivo, sócio afetivo e motor.
·         Recursos motores: assegurar um bom desenvolvimento da postura e base, controle do equilíbrio, coordenação dos movimentos, tirar, empurrar, apreender, levar, tocar, arrastar, evitar, levantar, imobilizar, voltar.
·         Cognitivos: elaborar estratégias, construir e apropriar-se das regras de funcionamento, avaliar, decidir, observar, reconhecer, comparar.
·         Sócio afetivo: dominar as suas emoções, canalizar a sua agressividade, respeitar as regras, aceitar a derrota, respeitar o outro.
1. Ordem Física - agir sobre o outro, velocidade de organização perceptiva e de decisão; conservar seu próprio equilíbrio jogando contra o desequilíbrio do outro; velocidade de ação; resistência, resistência a força. Conhecimentos motores: esquivar, desequilibrar, apreender a imobilizar, cair, opor, libertar-se, dominar seus apoios, e as suas deslocações, ganhar em velocidade de execução, apropriar-se de um espaço, de um objeto, aceitar o contato agindo sobre o corpo do outro, dominando suas pegadas;
2. Ordem Cognitiva: escolher estratégias para ser eficaz em condições de pressão temporal, elaborar estratégias adaptativas; e
3. Conhecimentos Metodológicos: adaptar as regras de ação, agir com uma estratégia de ação individual e coletiva, cooperar para agir. Analisar, avaliar, organizar as suas ações e as dos outros. • Recursos motores: assegurar um bom desenvolvimento da postura e base, controle do equilíbrio, coordenação dos movimentos, tirar, empurrar, apreender, levar, tocar, arrastar, evitar, levantar, imobilizar, voltar.


AÇÕES MOTORAS:

Ataque                                                       Defesa

->AGARRAR                                       -> LIVRAR
->RETER                                             -> RESISTIR
->IMOBILIZAR                                    -> ESQUIVAR
->DESEQUILIBRAR
->TOCAR


Classificação dos Jogos de Oposição

Jogos de rapidez e atenção: Evitar contato com o adversário deslocando-se  e esquivando-se rapidamente, estar sempre atento, reagir e sempre respeitar as regras. Exemplo de atividade:

1- Jogo da Aranha: O professor escolhe um aluno para ser a aranha e dentro do tatame ele deverá andar em quatro apoios (mãos e pés), e terá que pegar seus colegas, se torna aranha o colega que for pego, e assim continuará até restar o último colega.
Ataque: Tocar
Defesa: Esquivar
Distancia: Curta e longa


2- Saci: Mesma dinâmica do jogo da aranha, a variação: Para pegar o pegador deverá ficar em uma perna só.
Ataque: Tocar.
Defesa: Esquivar.
Distância: Curta e longa.


Jogos para desequilibrar: Desequilibrar o adversário, empurrar, puxar, deslocar sempre mudando a estratégia. 

1-Sumô Zinho: Em duplas de frente um para o outro, os alunos devem encostar ombro com ombro e ao sinal do professor tentar empurrar um ao outro fazendo com que o seu adversário ultrapasse o espaço demarcado no chão.
Ataque:Desequilibrar e tocar
Defesa: Resistir.
Distância: Curta.


Variações: Segurar no pulso, mão com mão e segurar na cintura e puxar a perna.



2-Briga de Galo 

Ainda em duplas, de frente um para o outro, em posição de cócoras os alunos devem tocar-se um ao outro fazendo com que o seu adversário se desequilibre e caia.
Ataque: Tocar e desequilibrar.
Defesa: Resistir.
Distância: Curta.
3-Jacaré 

Permanecendo em dupla um de frente um para o outro, em posição de flexão os alunos devem tentar puxar o braço de apoio um do outro fazendo com que o seu adversário se desequilibre e caia.
Ataque: Agarrar e desequilibrar.
Defesa: Resistir.
Distância: Curta.



4- Bicicletinha 

Novamente em duplas e de frente um para o outro, em posição de abdominal os alunos devem apoiar os pés um no outro e ao sinal impulsionar fazendo com que o seu adversário se desequilibre.
Ataque: Reter
Defesa: Resistir.
Distância: Média.


5-Força abdominal
Permanecendo em duplas um de frente pro outro, os dois deitam-se de costas, em posição de abdominal com as pernas estendidas devem encostar as solas dos pés, e deixar o corpo levemente elevado em 45º, sem o contato das costas ao solo. Os alunos devem tentar fazer com que seu adversário encoste ao solo. Variação de 90º.
Ataque: Tocar e desequilibrar. 
Defesa: Resistir.
Distância: Média

 
6-Segura perna

Em duplas, de frente um para o outro, os alunos devem segurar uma das pernas um do outro fazendo com que o seu adversário se desequilibre e caia.
Ataque: Desequilibrar e agarrar.
Defesa: Resistir.
Distância: Média

Conquista de Objetos/Território:Esses jogos aproximam os adversários, mas as principais ações de oposição são feitas em direção ao objeto a serem conquistados. Os papeis de atacantes e de defensor são separados. As funções de ataque de defesa podem ser hora alternativos, ou simultâneos.
 
1- Pique bola: Divididos em duas equipes os alunos só podem ficar abaixados, não podem ficar em pé,cada equipe terá uma bola em seu final de território, e as  mesmas devem tentar atravessar o campo adversário com o objetivo de conquistar território e tentar trazer a bola do final do campo adversário até o seu próprio campo. 
Ataque: Agarrar, imobilizar e desequilibrar 
Defesa: Livrar e esquivar
Distância: Longa




Reter e Imobilizar:
Necessitam o corpo a corpo. São, ao mesmo tempo, jogos para resistir e para livrar-se. Existem horas combinadas e horas separados.
 
1-Garagem: Duplas,um dos alunos fica em posição de decúbito dorsal e o outro deve sentar-se em cima do abdômen com o objetivo de imobilizar o companheiro.
Ataque: Agarrar e imobilizar.
Defesa: Livrar e esquivar.
Distância: Curta.


2-Mochilinha: Em duplas, um dos alunos fica em posição de quatro apoios e o outro deve sentar-se em cima da região lombar com o objetivo de imobilizar o companheiro.
Ataque: Agarrar e imobilizar.
Defesa: Livrar e esquivar.
Distância: Curta.


Combate: É completo, deve-se haver combinações de todas as ações de defesa e ataque em um combate.

1-Chutes e Socos: A turma toda se espalha pela sala, em cima do tatame,e ao comando da professora devem executar socos, chutes ou toques em determinadas regiões do corpo dos colegas. ( Sem acertar forte, apenas executar o movimento.Depois eseparados em duplas executam a mesma atividade.
Ataque: Agarrar, imobilizar, tocar, reter e desequilibrar 
Defesa: Livrar, esquivar e resistir. 
Distância: Curta e longa.










quarta-feira, 14 de março de 2012


Super legal a iniciativa. Vale a pena conferir a matéria inteira clicando no titulo.Depois comentem sobre o que acham.
 Obrigada!
O Ultimate Fighting championship firmou nesta terça-feira dia 13, no complexo esportivo da Rocinha, no Rio de Janeiro, uma parceria com o Instituto Reação, seu primeiro apoio a um projeto social no Brasil.
Após realizar dois eventos de sucesso no Brasil, o UFC, maior organização de MMA do mundo, solidifica seus laços com o berço do esporte ao firmar essa parceria. O incentivo da organização se estende tanto às atividades esportivas – por meio da total renovação do dojô e da academia – quanto educacionais e artísticas – com apoio às salas de aula e oficinas de vídeo, fotografia e grafite. “Estamos muito animados com essa parceria. Dana (White) e Lorenzo (Fertitta) são pessoas comprometidas com comunidades. Se existe uma coisa que é unânime e universal é garantir um bom futuro para as nossas crianças. E os valores que o Flávio Canto traz para as comunidades com que trabalha, são muito semelhantes aos valores trabalhados pelo UFC em todo o mundo. Essa é a parceria perfeita”, disse Marshall para depois completar explicando o modelo da parceria: “O nosso papel aqui no Instituto é providenciar melhoras e novas instalações para todos os envolvidos no projeto, sempre fazendo educação e esporte caminharem lado a lado”. 
 Com isto em mente, o Ultimate Fighting Championship  investiu também na reforma total do dojô, área destinada à prática de artes marciais, frequentado pelos alunos do projeto ao longo da semana.
Com todas as ações, a parceria irá atingir diretamente 400 crianças e 50 atletas das comunidades do entorno do Polo Rocinha. 
 Além do dojô, os atletas do Reação, que atende 1.200 crianças nas comunidades da Rocinha, Tubiacanga, Cidade de Deus e Pequena Cruzada, foram beneficiados com uma sala de musculação totalmente renovada.
CLASSIFICAÇÃO DAS LUTAS QUANTO A ORIGEM 


OCIDENTAL


                                                    Berço na Grécia e Roma


ORIENTAL


                                                            Índia a China






CLASSIFICAÇÃO DAS LUTAS QUANTO A GOLPES E DISTÂNCIAS.


Na pratica de lutas exstem várias modalidades e essas são divididas em grupos conforme características que elas têm em comum. 


LUTAS DE DOMÍNIO: Tem por objetivo agarrar, imobilizar o adversário. Pode-se usar chaves, imobilizações.


DISTÂNCIA CURTA: Ação motora de segurar, agarrar.Exemplo: Judô, Jiu Jitsu.


LUTAS DE PERCUSSÃO: Tem por objetivo tocar, golpear o adversário através de chutes, socos, cotoveladas, etc.


DISTÂNCIA MÉDIA: Ação motora com membros do corpo. Exemplos; Taekwondo, Karatê.




LUTAS COM IMPLEMENTO: Lutas que dependem de um implemento para a prática como bastões, espadas.



DISTÂNCIA LONGA:  Utilização de implementos. Exemplo; Esgrima.




O que são?


ARTES MARCIAIS: A origem do termo artes marciais vem do grego e significa arte da guerra. Esta relacionada a cultura de um povo e consiste em disciplina e concentração.


ESPORTE DE COMBATE: É um esporte de contato e exige regras a cumprir.


LUTA: São disputas onde os participantes devem ser subjugados por  movimentos de ataque-defesa, imobilizações, estratégias, técnicas.

segunda-feira, 12 de março de 2012


Dana avisa: depois da final do TUF, haverá outro UFC no Brasil em 2012.


Presidente do ultimate diz também interesse da organização que a final do reality show seja em SP. se não for, ele garante que será no Brasil.


O Brasil já foi sede de uma edição do Ultimate em 2012 - o UFC 142, no Rio - e terá mais dois eventos neste ano. Foi o que garantiu o presidente da organização, Dana White, ao SPORTV.COM na manhã desta segunda-feira, em São Paulo. De acordo com o dirigente, o local para esse novo show ainda não foi escolhido.
The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões estreia na TV Globo no dia 25 de março. A final do programa será no dia 23 de junho. No mesmo evento, o campeão dos médios, Anderson Silva, deve defender seu cinturão diante de Chael Sonnen.


O esporte crescendo no Brasil. Para conferir está matéria na integra é só clicar no titulo ou acessar a globo.com entrando em Esportes/Lutas, onde encontrará mais reportagens sobre o assunto.



RESUMO DA AULA DO DIA 06/03/2012

Atividade 1

Atividade lúdica onde todos devem estar correndo e ao sinal da professora devem tocar comas as mãos onde ela disser. Ação motora de tocar, lutas de percussão.

Atividade 2

Faz-se um circulo cada aluno deve falar seu nome e fazer um gesto de luta qualquer. Conforme a brincadeira for rolando aumenta o ritmo dos gestos, onde todos deve tentar lembrar os gestos que os colegas fizeram. Objetivo de socialização.

Atividade 3

Em duplas um de frente para o outro. Um da dupla fala onde deve tocar e sem correr, virar de costas deverá tentar tocar o adversário. No decorrer da brincadeira ir trocando as duplas. Ação motora de tocar, lutas de percussão, média distância.

Atividade 4

Em duplas, sentados um de costas para o outro, com uma bola entre eles. Ao sinal devem se virar e tentar pegar a bola. Não pode levantar apenas ficar de joelhos. Ação motora de agarrar, lutas de domínio, curta distância.

Atividade 5

Duplas de costas um para o outro, pernas estendidas e mãos na cabeça. Ao sinal da professora deve tentar encostar as costas do adversário no chão. Não pode levantar. Ação motora de agarrar, lutas de domínio, curta distância.

Atividade 6

Divide-se a turma em 2, cada equipe fica de um lado da sala ( quadra, pátio), a professora ira distribuir números para uma equipe e  equipe seguinte de conter os mesmos números.  Faz- se um golzinho de cada lado. Quando a professora disser um numero os respectivos números de cada equipe deve sair e tentar pegar a bola que está ao meio e levar ate o gol. Regras: não pode ficar em pé, somente de joelhos, engatinhar, empurrar, arrastar. Ação motora de agarrar, lutas de domínio, curta distância.

Para finalizar a aula, fez-se um relaxamento com alongamentos.

terça-feira, 6 de março de 2012

 E ai galera, ai vai dois artigos super interessantes para darem uma olhada. Se gostarem vão achar eles na integra clicando nos Títulos.


    No cenário da educação física, as lutas contribuem com a sua tradição, cultura, rituais, disciplinas e aspectos ligados ao corpo (GOMES et. al., 2010). As lutas se diferenciam ou se aproximam nas suas classificações, pelos tipos de  contato entre os oponentes, distância entre eles, ações motoras e tipo de meta no enfrentamento.(GOMES et. al., 2010). A luta, com o decorrer dos séculos, já foi reconhecida desde uma preparação para a guerra até como uma prática religiosa.
Para Espartero (1999) apud Gomes et al (2010), as lutas podem ser definidas como “Esporte de luta com agarre”, que o agarre seria o objetivo da modalidade como a derrubada, as projeções e o controle no solo onde o objetivo final é projetar o oponente ao solo, ou dar continuidade à luta no solo depois da projeção. “Esporte de lutas com golpes”, que é subdividida pelos tipos de golpes: com os punhos, com as pernas, mãos. E “ Esporte de luta com implementos”, que pode ser definida como a luta que faz a utilização de implementos, como uma espada.
  Os princípios condicionais regem as lutas, e de acordo com GOMES et al, 2010 são eles contato proposital, fusão ataque/defesa, imprevisibilidade, oponente(s) /alvo(s), regras. Contato proposital pode ocorrer através das mãos, punhos, braços, pernas. Esse princípio diz que tem que haver o contato para que a luta prossiga. Fusão ataque/defesa refere-se ao princípio que diz que para todo ataque tem que haver uma defesa, e que para que se tenha a luta o ataque e defesa tem que estar presentes. Podendo muitas vezes utilizar das duas ao mesmo tempo. Imprevisibilidade trata-se da forma que os lutadores vão reagir aos golpes sofridos, não há como saber de que forma o adversário vai atacar, assim como ele não tem como sabe que se forma o oponente irá se defender. Oponente/alvo é aquele que irá atacar e defender, aquele que deverá ser vencido. E por fim as regras existem para validar as lutas, e elas têm que ser seguidas para que se ocorra os embates. Nelas há tudo o que é permitido e tudo o que é proibido.


Segundo (ESPATERO,1999 apud DEL’VECCHIO e FRANCHINI,2006),a luta constitui-se como uma das mais antigas manifestações da cultura humana, sendo mundialmente difundida e apresentando, em cada região, diferentes práticas e concepções. Desde a origem da humanidade o homem lutou, criou armas e criou estratégias de lutas.
De acordo com Nakamoto et al.(2004 apud DEL’VECCHIO e FRANCHINI,2006), luta é quando dois adversários se enfrentam e o objetivo desse jogo é acertar o alvo. Combinando força, equilíbrio e a coordenação motora.
Segundo Del’vecchio e Franchini (2006), antigamente a luta tinha caráter bélico que com o tempo isso foi modificando-se e como as técnicas de lutas integram parte do patrimônio cultural de diversos povos passaram a fazer parte dos processos educacionais. Com a grande influência de várias modalidades de lutas em Olimpíadas como: Judô, boxe, luta, taekwondo, esgrima e como é componente das relações corporais dos homens tem em vista a abrangência da disseminação e tem objetivo em ser o estudo da Educação Física e preparar profissionais.
A incorporação da disciplina de Lutas-Artes Marciais no currículo de Educação Física, deve abordar disciplina além de trabalhar com combate a violência e com variados tipos de lutas. Tanto no âmbito escolar, em academias, e no esporte entre si, juntamente na grade curricular dos acadêmicos de Licenciatura de Educação Física onde trata-se de expressões do corpo e parte cultura incluídas no âmbito escolar, e no Bacharelado com intuito de ensinar desde conceitos até as suas variadas modalidades dentro da luta suas características individuais de cada tipo, ações motoras, espaços físicos (Del’vecchio e Franchini,2006).
A inserção da disciplina lutas na educação física escolar segundo os autores (Del’vecchio e Franchini,2006) vem apresentar positivamente para a educação, envolvendo a parte cultural e motora, mas a formação de profissionais é precária, portanto deve-se ter mais valorização na formação de acadêmicos dos profissionais Educadores Físicos contendo conteúdos mínimos, como, origens e desenvolvimentos das lutas, artes marciais e esportes de combate; classificações e caracterizações quanto ás denominações, sistemas de combate, vestimentas, temporalidade, ações motoras e princípios operacionais; progressões pedagógicas no âmbito escolar; relações entre sistema CREF-CONFEF e profissionais não formados; especificidades e lesões desportivas e profilaxias; treinamento desportivo aplicado. Além de as lutas, artes marciais e esportes de combate podem ser temas de abordagem a cultura e temais transversais como violência e prática corporal.